Data warehouses foram introduzidas para oferecer uma visão integrada de todos os dados da empresa espalhados por inúmeros sistemas transacionais isolados. Agora, as organizações estão lutando com uma série de novas arquiteturas de dados que também tentam oferecer uma visão integrada a todos os usuários empresariais e cientistas de dados, como data lakes, data hubs e outros repositórios.
Para os usuários empresariais, isto está longe de ser o ideal. Se eles precisam dos dados, de onde eles podem obtê-los e como integrá-los? Especialmente agora, que as organizações querem se tornar mais orientadas por dados, o acesso a frictionless data é crucial. Data Fabrics não podem ser comprados, eles devem ser desenvolvidos. E podem ser desenvolvidos de muitas maneiras e com diversas tecnologias diferentes.
Este whitepaper discute os benefícios do uso da virtualização de dados para criar data fabrics, integração de dados sob demanda, alta produtividade, fácil manutenção e aproveitamento do poder das tecnologias através de query pushdown, segurança de dados centralizada, suporte a metadados embutidos e acesso a dados orientados a registros, e suporte a IA.